Macieira completa 27 anos de emancipação no próximo sábado

O município de Macieira estará completando 27 anos de emancipação político administrativa no próximo sábado dia 30 de março.

A história do município de Macieira tem por marco a chegada de jagunços por volta de 1900. Já em 1952, Macieira tornou-se distrito de Caçador, localizando-se a uma distância de 48 km da sede, o que dificultava sua manutenção. Os moradores sentiam a necessidade de ver suas dificuldades serem resolvidas com mais urgência. Em 1972 nascia o movimento popular para tornar Macieira um Município e de 1972 a 1992 foram organizadas comissões, compostas de pessoas da comunidade com o propósito de emancipar o distrito a fim de suprir suas deficiências e realizou-se então, um plebiscito para saber se a população do distrito era a favor ou não da ação do município. A resposta foi favorável à criação do mesmo, que aconteceu no dia 30 de março de 1992, através da Lei nº. 8.560.

O prefeito Zelir Citadin aproveita a oportunidade para parabenizar a todos os munícipes pelo aniversário do município e explica que para comemorar a data a administração municipal estará inaugurando no mês de abril o Ginásio Municipal, sendo mais uma grande obra em prol dos macieirenses.

Zeca comenta ainda que para marcar a passagem do aniversário de Macieira, nesta sexta-feira acontece um ato cívico na Praça da Igreja envolvendo alunos, professores e comunidade e destaca que os serviços públicos não estarão atendendo neste dia.

Ainda em comemoração aos 27 anos de emancipação político-administrativa do município, a prefeitura de Macieira estará lançando um concurso para idéias do novo pórtico que será construído na entrada da cidade. O concurso será lançado oficialmente no dia do município. O Pórtico ou totem é uma forma de saudar o visitante e é considerado um cartão postal, destacando as origens do povo da cidade, tradições e cultura. Para participar o desenhista deverá pegar a ficha de inscrição na secretaria de educação e entregar seu trabalho em folha de ofício com a definição da proposta de forma escrita, justificativa da escolha do tema, e apresentação de um desenho, que poderá ser feito à mão ou sob forma de maquete eletrônica com identificação do autor no verso da folha. Os desenhos deverão ser entregues até 30 de maio e serão expostos em local público para apreciação da comunidade e votação. O trabalho escolhido poderá servir de base para o projeto final do pórtico e o vencedor receberá uma placa e terá seu nome registrado junto ao pórtico. Informações e regulamento do concurso estão disponível na secretaria de educação.