Defesa Civil de Macieira elabora plano de contingência

Em reunião na última quinta-feira (13) no CIGERD – Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres em Caçador e com o apoio do CORPDEC (Colegiado Regional de Proteção e Defesa Civil) da AMARP, o coordenador da Defesa Civil de Macieira Eduardo Zilio elaborou o plano de contingência do município.

O Plano de Contingência é um plano previamente elaborado para orientar as ações de preparação e resposta a um determinado cenário de risco, caso o evento adverso venha a se concretizar. Eduardo explica que o plano deve ser elaborado com antecedência para facilitar as atividades de preparação e otimizar as atividades de resposta em frente ao evento abordando a estrutura de resposta a qualquer desastre em uma área ou focalizando um cenário em especial. Em resumo este plano tem como objetivo saber como responder a um evento, socorrendo e auxiliando as pessoas, reabilitando os cenários e reduzindo os danos e prejuízos.

O coordenador explica que a prevenção é a melhor solução para qualquer evento, porém o município não está livre de ser atingido por alguma adversidade natural como vendavais, estiagem ou granizo e a Defesa Civil deve estar preparada para agir e auxiliar a população de forma coordenada e ágil.