Eleito novo conselho municipal de Saúde de Macieira

Em eleição ocorrida na última semana nas dependências da câmara de vereadores, foram eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Saúde do município. Participaram da eleição a Secretária de Saúde Rose Oliveira, servidores da saúde e membros da comunidade macieirense.

O conselho Municipal de Saúde é responsável  pela elaboração e discussão e propostas de operacionalização das diretrizes aprovadas pela conferencia de saúde, atuar na formulação e execução de políticas de saúde, discutir diretrizes para elaboração de planos,  deliberar sobre os programas e  aprovar projetos a serem encaminhados ao poder legislativos e sobretudo fiscalizar as ações e atividades realizadas pela secretaria de saúde e seus servidores.

Um dos princípios mais importantes do SUS está relacionado com a participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde. A importância da atuação do Conselho Municipal, desta forma, é inestimável porque garante esta inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade.

Para fornecer uma definição mais aprofundada, os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos colegiados de caráter deliberativo e permanente, formados por prestadores de serviço, representantes do governo, profissionais da saúde e também usuários. No Conselho, a representação dos usuários acontece de maneira paritária em relação aos outros membros (ou seja, os usuários têm direito à metade dos representantes).

O Conselho Municipal de Saúde de Macieira ficou assim constituído para os próximos 2 anos:  Presidente: Adelino Quaresma ,1ª Secretária: Luciane Andrade, 2ª Secretária: Juliana Sonda e conta ainda com o conselho fiscal composto por representantes de diversos setores e entidades.