Audiências públicas apresentam diagnóstico do PMSB à comunidade

Na quarta-feira, 15, representantes da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), empresa contratada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para executar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Macieira, e representantes do comitê de coordenação do município estiveram na linha Garibaldi para apresentar o diagnóstico do Plano.

A primeira etapa consistia em fazer um levantamento de informações da realidade do município, e a partir dos diagnósticos elaborar o plano.

Durante a audiência, o objetivo era mostrar o diagnóstico e ouvir a população sobre possíveis inclusões e alterações no conteúdo.

Desta primeira audiência participaram as comunidades das linhas Gramado, São Domingos, Garibaldi, São Luiz, Km 30 e São Caetano.

Já na quinta, 16, mais uma audiência pública será realizada, desta vez no Centro de Convivência na sede do município para explanar o diagnóstico às comunidades restantes.

Conforme explica o engenheiro agrônomo e responsável por projetos no município, Ronivon Luiz Bridi, o plano será feito por etapas, que passarão pela aprovação do comitê de coordenação do município.

De acordo com ele, o Plano de Saneamento Básico envolve água, esgoto sanitário, drenagem pluvial e lixo. “Um dos benefícios deste plano é que o município terá uma documentação com o planejamento e as metas de saneamento para os próximos vinte anos”.

O prefeito Maninho salienta que com o plano aprovado, o município conseguirá a aprovação de recursos para melhorias na área. “Estaremos com um planejamento efetivo e que está dentro de uma legislação”, afirmou.

A previsão é de que o documento fique pronto até o fim deste ano.