Cratera em rodovia completa nove meses e prefeito cobra medidas urgentes do Estado

Por volta das 6h da manhã deste domingo, 8, um gol com placas de Caçador, conduzido por Jaison Zago caiu dentro de uma cratera no Km 15 da SC-465.

Conforme relata o condutor, há muitos anos ele não fazia esse trajeto e por isso não sabia da existência do buraco. “O carro caiu no buraco e já dentro da cratera capotou”, conta.

De acordo com ele, o veículo ainda não passou por avaliação, mas a probabilidade de perda total é bastante grande. “Nós estamos pensando em entrar com uma ação contra o estado, que é o responsável pela conservação e sinalização da rodovia. Aproveito o espaço para agradecer a atenção da prefeitura de Macieira, que nos auxiliou na remoção do veículo”, disse.

Jaison Zago e o outro ocupante, Sidnei Moraes, felizmente não sofreram ferimentos. No domingo pela manhã, a Secretaria de Obras da prefeitura de Macieira realizou a abertura da estrada para que o veículo pudesse ser retirado.

Quase nove meses depois prefeitura continua sem respostas

O rompimento da camada asfáltica no Km 15 da rodovia estadual SC-465 foi ocasionado pelas fortes chuvas que ocorreram em junho do ano passado e fizeram com que o asfalto cedesse em mais de um metro.

Na época, o prefeito de Macieira, Emerson Zanella, por meio do decreto n° 1409, de 27 de junho de 2014, decretou situação de emergência, tendo em vista a principal via que liga o município de Macieira a Caçador ter sido totalmente interditada.

A coordenação da Defesa Civil municipal também preencheu o Formulário de Informações do Desastre (Fide) por meio do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) ressaltando que o deslizamento e abertura de cratera na rodovia SC-465 deixa o município de Macieira isolado e sem acesso asfáltico a outros municípios.

Já no dia seguinte ao do rompimento, para evitar maiores transtornos e prejuízos decorrentes da interdição da rodovia, a Prefeitura de Macieira em parceria com a Secretaria de Obras e Agricultura trabalharam em caráter de urgência providenciando um desvio ao lado do desmoronamento, liberando o fluxo de veículos, para que os munícipes e agricultores não precisassem desviar cerca de 12km pelas estradas do interior.

No início de julho, aproveitando a visita do governador Raimundo Colombo ao município de Calmon, Maninho entregou em mãos documentação e fotos do local solicitando urgência na liberação de recursos para a recuperação do trecho.

Não o bastante, no dia 1° de outubro do ano passado, a coordenação da Defesa Civil de Macieira enviou à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Caçador, dois relatórios solicitando a análise e vistoria do local. No documento consta: “Destacamos a importância desta vistoria e avaliação para evitarmos futuros acidentes no local, visto que há tráfego constante de ônibus escolares, veículos e caminhões”.

O coordenador da Defesa Civil de Macieira, Eduardo Zílio afirma que nunca recebeu nenhum retorno da SDR com relação às solicitações.

Conforme destaca o prefeito Maninho, o desvio realizado pela Secretaria de Obras foi uma ação paliativa que a prefeitura encontrou para amenizar a situação. No entanto, no decorrer destes meses, a Defesa Civil do município, bem como a própria prefeitura realizaram incontáveis contatos com o Deinfra de Joaçaba e a Defesa Civil Estadual, órgãos aos quais compete à responsabilidade sobre a rodovia, que é estadual e não municipal. “Não há sequer sinalização por parte do governo do estado, as únicas sinalizações que existem no local foram colocadas também pela Defesa Civil municipal. O próprio governador Raimundo Colombo já tomou conhecimento da situação, porém não tomou nenhuma medida. Passados quase nove meses do rompimento, gostaríamos que o Deinfra nos desse um parecer técnico ou tomasse alguma providência para acabar com este transtorno e deixar nossos munícipes em maior segurança”, cobrou o prefeito de Macieira, Emerson Zanella.