Escolas de Macieira contam com avaliação nutricional

A nutricionista da Unidade Básica de Saúde Taísa Scopel em parceria com a Secretaria de Educação e Escolas Municipais está realizando a avaliação antropométrica dos alunos. Este monitoramento do peso e estatura está entre as estratégias mais efetivas para prevenção e controle da obesidade infantil, considerado um grave problema de saúde pública.

A nutricionista explica que a coleta desses dados contribui para a produção de informações que auxiliam na análise e avaliação das estratégias necessárias em âmbito individual e coletivo para a organização da atenção e do cuidado das crianças com obesidade, elem de buscar a prevenção e controle do problema para garantir melhores condições de vida, saúde e nutrição das crianças.

“Esta ação apoia o mapeamento contínuo e o reconhecimento do cenário da obesidade infantil no município e proporciona a atuação precoce das equipes de saúde frente aos casos de aumento rápido de peso e a prevenção da ocorrência de novos casos. Além da avaliação antropométrica a avaliação dos marcadores de consumo alimentar também será realizada já que o consumo alimentar é um dos determinantes do estado nutricional e relaciona-se à saúde em todas as fases do curso da vida. Desta forma, o monitoramento dos hábitos alimentares irá colaborar com o diagnóstico da situação alimentar e nutricional, sendo essencial para orientar as ações de atenção integral à saúde e principalmente para promover a melhoria do perfil alimentar e nutricional das crianças”, comenta Taisa.

Além das escolas municipais, os alunos da Escola Estadual Albina Mosconi também serão avaliados pela nutricionista.