Vigilância Epidemiológica intensifica campanha contra o Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde através do setor de combate a Dengue intensificou nos últimos dias o combate ao mosquito Aedes Aegypti em locais onde há possíveis focos de criadouro do mosquito.

O combate está sendo realizado em parceria com todas as Secretarias Municipais onde os servidores estão empenhados para que possíveis locais de acúmulo de água possam ser identificados e acompanhados pelo agente de endemias, se deslocando até este local e eliminando qualquer foco do mosquito.

A agente de combate de endemias do município Simone Lazzarotti Gomes explica que esta parceria é de extrema importância para que a população e os servidores municipais estejam conscientizados da necessidade de eliminação de focos do mosquito que transmite entre outras doenças, a dengue, a chikungunya, a zika vírus e a febre amarela.

Simone destaca que alguns pontos já foram identificados no município, citando por exemplo o chafariz municipal na esquina da prefeitura e o chafariz no monumento de Santo Antônio. Nestes locais já foram realizadas orientações aos responsáveis para a correta manutenção e evitar a água parada, inclusive citando o caso das flores da espécie bromélia encontrada em vários pontos da cidade.

Simone ressalta também que a população pode estar entrando em contato com o setor de combate a endemias do município ou a vigilância epidemiológica e denunciando possíveis focos, colaborando assim com a eliminação deste mosquito que transmite doenças que podem levar a morte.

Outro trabalho importante das equipes de saúde do município será realizado no próximo dia 24 de fevereiro. Um ‘pedágio’ para conscientização a população e recebendo materiais de orientação. O pedágio será realizado na esquina da prefeitura durante todo o dia.