Vigilância Epidemiológica de Macieira antecipa campanha da Dengue

Nos dias 14 e 16 de junho a vigilância epidemiológica de Macieira está realizando a Campanha contra a Dengue. Segundo a coordenadora do setor de epidemiologia do município Simone Lazzarotti Gomes, a campanha este ano está sendo em forma de teatro e abrange as crianças da rede municipal de ensino.

            Simone explica que neste ano a campanha foi antecipada pois muitas pessoas acreditam que devido ao frio, o mosquito acaba morrendo e isto não é verdade. “O frio reduz a atividade reprodutora do mosquito. Consequentemente, diminui a quantidade de mosquitos, larvas e ovos no ambiente. O frio intenso e duradouro, como uma sequência de dias de geada, até pode fazer com que os embriões do mosquito morram. Mas não podemos contar com essa sorte, porque cada organismo tem uma resistência diferente e os ovos que duram até 450 dias em local seco antes de eclodir podem estar abrigados em um recipiente térmico. Faça calor ou faça frio, mantenha os cuidados semanais contra o Aedes aegypti”, ressalta Simone.

            O teatro de combate a dengue terá foco principal nos materiais que as pessoas têm em casa, como caixas de água, pneus velhos, garrafas e até brinquedos e mostrará os perigos do acúmulo de água nestes objetos e conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.