Conferência Municipal de Saúde é realizada

Na tarde de hoje, 3, foi realizada a 2° Conferência Municipal de Saúde de Macieira. A Conferência tinha por finalidade propor diretrizes para efetivar a saúde como direito de todos e dever do Estado; Discutir e deliberar sobre o controle social no SUS, o papel dos gestores e a Política Municipal de Saúde existente; Aprimorar as estratégias de saúde municipal com base nas propostas elaboradas na II Conferência de Saúde; Aprovar as proposições do município de Macieira e eleger os delegados para a VII Conferência Estadual de Saúde.

Além do tema central: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”, a conferência foi dividida em oito eixos temáticos, sendo eles: Direito a saúde, garantia de acesso e atenção a qualidade; Participação social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e relação público privado; Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; Informação, educação e política de comunicação do SUS; Ciência, tecnologia e inovação do SUS; Reforma democráticas e populares do Estado.

A abordagem dos eixos foi realizada pela enfermeira e conferencista, Patrícia de Farias, que comentou brevemente sobre cada assunto. Patrícia deu maior destaque aos direitos e deveres do cidadão com relação à saúde pública. Conforme salientou, toda pessoa tem direito a atenção básica, que engloba médico, exames e medicamentos.

De acordo com a conferencista, municípios menores, geralmente, conseguem proporcionar maior qualidade de vida à sua população, como é o caso de Macieira, que fornece mais de 200 medicamentos gratuitamente à comunidade, enquanto que o sistema exige obrigatoriedade de apenas 120.

Em contrapartida, segundo Patrícia, as pessoas devem se prevenir, bem como, participar dos grupos de prevenção oferecidos pelo município. “Os programas de prevenção são feitos para prevenirem gastos maiores futuramente”, ressalta.

Após a palestra da enfermeira, foram formados dois grupos, que discutiram e avaliaram as propostas de cada um dos oito eixos.

Conforme explica a Secretária Municipal de Saúde de Macieira, Marisa Schimtiz, o trabalho em grupo teve como o objetivo propiciar a participação ampla e democrática de todos os segmentos representados na conferência, além de obter um relatório final, que possa servir de orientação ao SUS.

Após a discussão pelos grupos de trabalho, os delegados eleitos, participaram da Plenária Final, para apreciar e votar as propostas discutidas e apresentadas pelos grupos de trabalho.

Realizada a votação, o relatório final da Conferência Municipal será encaminhado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador (10º SDR), à Gerência de Saúde e também, à Comissão da II Conferência Estadual e no Controle Social.

O prefeito Emerson Zanella, que esteve presente no encontro destacou a importância em se realizar a Conferência Municipal e abrir espaço para que a população participe efetivamente da elaboração das propostas. “A participação popular soma forças, pois contribui para o melhor funcionamento da saúde, já que possibilita o planejamento das ações, e promove uma vida coletiva saudável”, disse.