Macieira realizará 2° Conferência Municipal de Saúde

Com o objetivo avaliar e propor diretrizes da política para o setor saúde, a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Prefeitura de Macieira realizará no dia 3 de julho, a 2° Conferência Municipal de Saúde.

O evento, que será realizado no pavilhão da Igreja de Macieira, terá início às 13h com o credenciamento. Os trabalhos dos grupos iniciam às 14h30, após a abertura.

Já às 15h, os participantes assistirão palestra da enfermeira Patrícia de Farias, que abordará brevemente sobre os eixos a serem debatidos.

Às 15h45 haverá intervalo para o lanche com retorno dos participantes às 16h para discussão e formação das propostas. Após isso, será feita a escolha dos delegados e a plenária final. O evento terá encerramento por volta das 18h.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Marisa Schmitz, os grupos serão divididos em oito eixos de discussão, que são: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde, Financiamento do SUS e Relação Público – Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciencia, Tecnologia e Inovação no SUS e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

Marisa ressalta que a participação da população macieirense na conferência e nos debates é imprescindível, pois auxiliará equipe e gestores a organizarem diretrizes coerentes e fidedignas à realidade do município. “As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de Saúde, portanto é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera. Mais que um instrumento legal de participação popular, a Conferência significa o compromisso do gestor público com os necessários avanços do sistema de saúde”, comenta Marisa.