Secretária de Administração e Finanças, Contador e Controladora Interna participam de Congresso em Florianópolis

Esta semana, a Secretária Municipal de Administração e Finanças de Macieira, Silvana Maffioletti, juntamente com os servidores Edemar Nicolau Kunh (contador) e Rosane Bertotto (controladora interna) participaram do 11° Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais, realizado entre os dias 18 a 20 de maio.

O congresso, promovido pela Escola de Gestão Pública Municipal (Egem),é consolidado como um dos mais importantes eventos da administração pública no âmbito municipal, trazendo para o debate assuntos relevantes e atuais que estão sendo discutidos.

A secretária municipal de administração de Macieira destacou algumas palestras e assuntos entre todos os que foram abordados durantes os três dias de congresso.

Entre as palestras destacadas, Silvana ressalta a apresentação de abertura, com o título: “A mágica do sucesso: perseguindo altos níveis de desempenho”.

De acordo com ela, a abordagem incentiva o servidor a não desistir de seu propósito e sempre estar criando novas estratégias para desenvolver o trabalho com a equipe.

“Estratégias Inovadoras para aumento da arrecadação própria: Demonstrando formas de aumentar a arrecadação e de regularizar divergências no setor tributário dos municípios”, foi outra palestra destacada por Silvana.

De acordo com ela, a apresentação trouxe ideias inovadoras e soluções para problemas do dia a dia. Além disso, conforme a secretária, serão estudadas em equipe, formas de aplicar estas estratégias, renovar ideias e melhorar a arrecadação, ao mesmo tempo em que se diminuem custos. “Muito do que aprendemos já estamos colocando em prática, na medida do possível, mas sabemos que tem muita coisa a se fazer e que é obrigação tanto do gestor público cobrar, quanto do contribuinte pagar suas taxas para que o município num todo se desenvolva, considerando que a arrecadação tributária é umas das formas de aplicar às necessidades dos próprios munícipes, um dinheiro que é de todos”, salientou.

Ainda do congresso, a secretária comenta sobre a palestra “Procedimentos de auditorias em licitações e contratos”, que de acordo com ela, abordou sobre a fiscalização realizada pelo controle interno.

Durante a apresentação, foi destacado que o trabalho deve ser realizado pela equipe, iniciando daquele que solicita até aquele que fiscaliza os processos licitatórios, colocando sobre a fiscalização do controle interno, não só nos procedimentos licitatórios, mas em todos os trabalhos realizados pela administração. “Dentre as demais palestras apresentadas no evento, no meu ponto de vista, estas foram as que mais se identificaram com o trabalho realizado em nosso município. Estamos sempre trabalhando pelo melhor possível, mas todos os dias surgem novas necessidades e novos desafios a serem enfrentados. Os servidores públicos são guerreiros incansáveis, que além de atenderem as necessidades do cidadão, precisam tomar cuidado a cada passo dado e a cada decisão tomada, para que tudo seja realizado com eficiência e eficácia”, avaliou Silvana.

A secretária afirma que o congresso proporcionou um grande aprendizado, que pode e será aplicado no dia a dia, de acordo com as necessidades do município. “Saímos das palestras com algumas dúvidas, já que os problemas são intermináveis. Mas, como servidores públicos, pudemos trazer algumas certezas:

A certeza de estarmos sempre começando; A certeza de que é preciso continuar; A certeza de que podemos ser interrompidos antes de mesmo de terminar, e a certeza de que podemos ser cada dia melhor”.