Dia D de combate à dengue: caminhada de conscientização de combate ao Aedes aegypti acontece em Macieira
No dia 23 de novembro de 2024 a equipe de combate a dengue de Macieira realizou o dia D de combate à Dengue, este evento contou com a participação dos escoteiros mirins. A equipe da secretaria de saúde de Macieira esteve envolvida no evento, com a colagem de cartazes, entrega de panfletos e na caminhada pelas ruas da cidade.
Sobre a Dengue
A dengue é uma doença viral, que pode levar a óbito, transmitida por mosquitos fêmea, da espécie Aedes aegypti, que podem transmitir, também, doenças como chikungunya e zika. O mosquito transmissor da dengue é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta, desde o século 16. Atualmente, o mosquito é encontrado em todos os estados brasileiros.
Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea do mosquito pode transmiti-lo para outras pessoas. A infecção por dengue pode ser assintomática, ter sintomas leves ou graves, podendo levar à morte. Geralmente, os primeiros sintomas da doença são: febre alta, que começa repentinamente, e dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas, coceira na pele e falta de apetite.
A forma grave da doença provoca dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos e sangramento de mucosas. Mulheres grávidas, crianças e idosos têm maiores riscos de desenvolver complicações da doença. Os riscos aumentam quando o indivíduo tem alguma doença crônica pré-existente.
Sobre a caminhada de combate à dengue em Macieira
Em Macieira, o evento organizado pela secretaria de saúde em colaboração com os escoteiros, teve por intuito alertar para o cuidado com a proliferação dos casos de dengue, e focos do mosquito Aedes aegypti. A equipe coordenada por Simone Lazzarotti esteve nas ruas da cidade, colando cartazes distribuindo panfletos informativos, e ainda orientando para com o cuidado com a incidência de novos casos, principalmente em época de festas de final de ano, onde há um aglomerado significativo de pessoas.
Ações como essas é parte da campanha de “Mobilização de Prevenção e Combate à Dengue: Não Deixe a Dengue Entrar!”, que ocorre desde o dia 11 e vai até o dia 29 de novembro, como estratégia para fortalecer a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Por: Jovani Julianoti Ascom Macieira