Secretaria de Agricultura e EPAGRI discutem Planejamento Plurianual

Aconteceu na última semana, nas dependências do Centro de Convivência da 3ª Idade em Macieira um encontro com servidores da Secretaria de Agricultura, agricultores do município e membros da EPAGRI para discutir o Planejamento Plurianual (PPA) no município.

O plano engloba as ações da EPAGRI e do poder público para os próximos quatro anos, as diretrizes que serão postas em práticas e outros assuntos. Para o encontro foram convidadas lideranças locais, agricultores e secretários municipais. Além dos convidados, estiveram presentes na reunião o prefeito Edgard Farinon, o extensionista rural da EPAGRI no município Toni Clei Mazurkievicz e a equipe de apoio Cirlei Werlang e Cássio Marques de Valois.

O encontro foi baseado em três questões importantes: Os pontos fortes da agricultura no município, o que precisa ser mudado e quais as competências da EPAGRI e do Poder Público para desenvolver o setor. Após as discussões colocadas em pauta, algumas prioridades e competências foram estabelecidas:

Prioridades da EPAGRI:

1. Pecuária de Leite e Corte
  2. Olericultura
  3. Grãos / Cereais
  4. Meio Ambiente

Por parte do poder público foram citadas as seguintes competências:

• Planejamento dos serviços a serem prestados
  • Regulação dos serviços de horas máquina
  • Sistema anti-granizo
  • Melhoria e conservação das estradas
  • Melhorias na rede elétrica (trifásica) e nos serviços de internet rural
  • Disponibilizar mais um técnico para atendimento aos agricultores

O extensionista rural da Epagri Toni Clei explica que os convites para o encontro foram direcionados evitando aglomerações e respeitando as normas sanitárias em época de pandemia.