Dona Maria completa 100 anos e recebe homenagem da Prefeitura de Macieira

Hoje, 10 de junho de 2021, Dona Maria completa um século de vida. Para homenageá-la o prefeito de Macieira Edgard Farinon fez uma visita em sua residência e entregou uma singela lembrança em nome da administração municipal.

Dona Maria recebeu das mãos do chefe do executivo uma placa comemorativa e uma cesta marcando seus 100 anos de vida.

“O aniversario de 100 anos é, sem dúvida, um marco na vida de uma pessoa! Quantas experiências e sabedorias Dona Maria carrega consigo? São muitas histórias vividas, é um privilégio para poucos. Queremos prestar esta homenagem para nossa ilustre moradora”, destaca Farinon.

SUA HISTÓRIA:

D. Maria Anita Daleffe Perico, descendente de italianos, nasceu em Rio Pio na cidade de Urussanga (SC). Teve como companheiro o Sr. Bruno Périco com quem casou-se em 1940. Mãe de seis (6) filhos, dezenove (19) netos, trinta e dois (32) bisnetos e dezessete (17) tataranetos.

Dona Maria saiu de sua cidade natal Urussanga chegando ao distrito de Macieira (pertencente à Caçador na época) em 1950, fixando sua residência. Dedicou sua vida à família, sempre auxiliando nas atividades da comunidade. Participava assiduamente da igreja como catequista, fazia parte do coral da igreja (na época cantavam em latim), era zeladora da capela e confeccionava coroas para a celebração de finados. Levava uma vida humilde e como o marido sempre trabalhava fora, buscava um apoio financeiro como costureira.

Em 1965 Dona Maria e sua família mudaram-se para Francisco Beltrão em busca de melhores condições de vida. O sonho não se concretizou fazendo com que retornassem a Macieira.

Em 1970 abriram o Hotel Macieirense onde abrigavam passantes da região oferecendo refeições e pernoites.

Orgulhosamente moradora de Macieira há 71 anos, hoje completa um século de vida!

Parabéns Maria Anita Daleffe Perico – Votos da Administração Municipal de Macieira