Secretaria de Educação de Macieira divulga dados sobre a merenda escolar

O gasto total da merenda escolar do município de Macieira no ano de 2018 foi de R$ 62.211,98 destes R$ 31.454,84 oriundos do governo federal através do FNDE. A contrapartida da prefeitura foi no valor de R$ 30.757,14. Deste total foi comprado da agricultura familiar 34%, ficando acima do determinado, que é no mínimo 30% dos recursos repassados. O município de Macieira vem superando esse valor desde o ano de 2014 segundo dados do próprio FNDE.

Além dos recursos oriundos do governo federal, a prefeitura de Macieira através da Secretaria Municipal de Educação vem repassando importantes verbas para a merenda escolar, que através de cálculos realizados no período de 2018 os investimentos chegam a aproximadamente R$ 1,01 por aluno por dia letivo, um valor bem considerável, buscando sempre a qualidade da merenda escolar além de preconizar uma alimentação saudável para os alunos.

Em números, a secretaria de educação ressalta que, se os investimentos em merenda escolar fossem apenas do governo federal, este valor atingiria cerca de R$ 0,47 por aluno por dia letivo, sendo menor que a metade dos investimentos totais somados aos recursos provenientes da prefeitura de Macieira.

A Nutricionista, responsável técnica pela merenda escolar Denize Lidani  destaca além destes números a importância do investimento na agricultura familiar, que mesmo sendo um município pequeno, ultrapassa a meta estabelecida em lei. Denize comenta também que o profissional  nutricionista tem um papel fundamental no planejamento do cardápio nutritivo, com produtos de qualidade para a alimentação escolar. Com a compra da agricultura familiar, tem condições de adquirir produtos frescos, saudáveis, respeitando a cultura e a vocação agrícola local. Por isso, é muito importante que o planejamento seja feito com base no mapeamento dos produtos da agricultura familiar local, considerando a sua sazonalidade e a quantidade produzida na região.