Servidores de Macieira participam de curso sobre o e Social
Servidores públicos de Macieira participaram na última semana, de capacitação promovida pelo EGEM – Escola de Gestão Pública Municipal sobre o sistema eSocial.
O eSocial é um projeto integrante do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), que pretende simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em todo país. Foi instituído em 2014 com o intuito de consolidar os bancos de dados e processos do Ministério do Trabalho e Emprego, da Seguridade Social, da Caixa Econômica Federal e da Receita Federal. Ele também visa revolucionar a maneira que as empresas repassam as informações relacionadas ao vínculo trabalhista e à vida laboral de seus colaboradores, terceirizados e demais sujeitos em condições análogas.
O eSocial se tornará obrigatório nas prefeituras municipais a partir de Janeiro de 2019 e com isso deverá informar ao governo federal todas as informações relacionadas aos seus funcionários, folhas de pagamento e demais informações sobre o servidor público municipal.
A Secretária de Administração Silvana Gorette Maffioletti participou do evento juntamente com servidores das áreas de RH, TI e Controle Interno e destacaa importância do treinamento para a implantação desta plataforma do governo no município de Macieira. Silvana ressalta ainda que o município, mesmo com prazo de início em janeiro de 2019, já iniciou os trabalhos de cadastramento dos servidores e estará em breve implantando o sistema no município para sua fase de testes, estando assim, em 2019 cumprindo os prazos e com o sistema rodando perfeitamente. Os servidores municipais da área administrativa passarão por outros treinamentos, considerando que tanto a parte de cadastramento no sistema eSocial como a parte de atualização de informações, bem como o sistema em si são complexos, além de ser uma ferramenta nova nos municípios, o que exigirá tempo, dedicação e treinamento dos servidores da gestão pública.