Escola de Macieira desenvolve projeto “Da horta para o prato”
Sob a coordenação da diretora Marylucy Setti e da nutricionista responsável pela merenda escolar do município Marina Werner, dando continuidade a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) proposta pelo FNDE, a escola municipal Pequenos Brilhantes de Macieira vem desenvolvendo com as crianças do período vespertino a horta escolar.
Em um primeiro momento foram plantadas sementes de verduras e legumes nas cascas de ovos.. Em um segundo momento, em um novo canteiro, foram plantados mudas de alface crespa, alface americana, alface roxa e acelga.
Todos os processos de implantação da horta serão acompanhados pelos alunos com seus professores, onde o professor utilizará como um estudo do meio em suas aulas, dando oportunidade aos alunos de aprenderem trabalhar com a terra, produzindo alimentos saudáveis, melhorando assim sua alimentação e de seus familiares além de oferecer aos alunos, uma interação com o meio ambiente, mostrando a importância do cuidado com animais e plantas, para o futuro do planeta, e para sua saúde.
“A educação Alimentar é essencial e deve basear-se em um processo ativo, assim, a horta escolar passa a ser um espaço alternativo para aquisição de aprendizado sobre alimentação e nutrição, pode ser considerado um laboratório vivo onde as crianças experimentam diversas experiências, tornando o contato com os alimentos mais atraente e prazeroso, motivando assim o uso de uma alimentação mais nutritiva e saudável”, ressalta a nutricionista Marina.