CRAS e Conselho Tutelar de Macieira realizam palestras nas escolas
O dia 18 de Maio é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em função desta data, a Secretaria de Assistência Social juntamente com o Conselho Tutelar do Município, realizaram palestras na Escola de Educação Básica Albina Mosconi para os alunos do ensino fundamental e ensino médio.
Segundo a Psicóloga Priscila Luvison, a violência sexual contra crianças e adolescentes apresenta causas múltiplas e complexas, ela deixa marcas profundas nas vítimas e independe da classe social, podendo acontecer com meninas e meninos que se apresentam em qualquer situação de vulnerabilidade. A psicóloga destaca ainda que a melhor forma para combater esse tipo de violência é a prevenção, sendo necessário um trabalho efetivo juntamente com os pais e uma sensibilização da população em geral e profissionais envolvidos, além de um trabalho informativo com as crianças e os adolescentes.
No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos, no prazo máximo de 24 horas, lembrando que o sigilo da denúncia é mantido em todas as situações.
Não desvie o olhar, fique atento, denuncie. A responsabilidade de proteger as crianças e adolescentes é de todos. Quem não denuncia também violenta!