Prefeito Maninho conhece produção de cebola em Monte Alto (SP)

Em Macieira, mais de 80 % da economia gira em torno da agricultura, entre os principais cultivos destacam-se o milho, tomate, pimentão e cebola.

A cebola obtém o 3° lugar no ranking de produção do município com aproximadamente 2300 toneladas/ano.

Foi com o objetivo de conhecer as técnicas da produção de cebola utilizadas em um dos maiores produtores de cebolas de São Paulo, que o prefeito de Macieira, Emerson Zanella, acompanhado do agricultor Zeca Citadin estiveram no município de Monte Alto.

Maninho e Zeca visitaram propriedades de cebola com novas tecnologias de alta produção por hectare. Eles conheceram todas as técnicas utilizadas no plantio, desde a calagem e adubação até o processo de irrigação, que é feita por pivô, diferente do sistema utilizado em nossa região.

As tecnologias utilizadas no cultivo de cebola refletiram diretamente nos preços do produto, que tiveram valorização considerável. Conforme Maninho, o preço do quilo na lavoura da propriedade de Germano e Toninho Garbim, por eles visitada, atualmente está custando três reais. Já a saca de 47 quilos está aproximadamente 150 reais. Em alguns casos, os agricultores estão lucrando até três vezes mais na forma de plantio em que aplicam.

É essa valorização, que o prefeito quer trazer também para Macieira. Como agricultor, Maninho destaca que valoriza o trabalho no campo, desempenhado por centenas de agricultores macieirenses e que a implantação de técnicas modernas e diferenciadas auxilia o trabalho e o rendimento das produções. “Nosso objetivo em visitar essas propriedades e conhecer novas técnicas é poder repassar esse conhecimento aos demais agricultores do município, além de organizar e viabilizar projetos na agricultura”, disse.

Em Monte Alto, Maninho e Zeca também visitaram estufas de hortifrutigranjeira para conhecer as técnicas deste setor.