Secretaria de Saúde de Macieira organiza mobilização contra as hepatites virais
A Secretaria Municipal de Saúde de Macieira, Vigilância Epidemiológica juntamente com a Estratégia Saúde da Família – ESF, estarão realizando Campanha entre os dias 25 de julho a 31 de agosto.
Durante a semana, a mobilização é para informar a população sobre o risco de transmissão e os meios de prevenção das Hepatites virais por meio da distribuição de folders e vacinação contra Hepatite B.
Amanhã, 25, a Unidade de Saúde Central estará aberta o dia todo, das 8 horas às 17 horas realizando a vacina contra Hepatite B e demais vacinas do calendário de adulto como antitetânica e Febre Amarela.
Além da realização das vacinas também serão disponibilizados testes rápidos de Hepatite C, Sífilis e HIV e distribuição de folders e preservativos femininos e masculinos.
Durante a próxima semana será divulgada a realização dos testes rápidos para o km 30.
A Secretária Municipal de Saúde de Macieira, Marisa Schmitz, reforça o convite e a importância da população em comparecer e realizar os testes e as vacinas.
O que é Hepatite?
É uma inflamação do fígado, geralmente causada por um vírus, mas que também pode ser causada por abuso de bebida alcoólica e por uso de alguns medicamentos. É uma doença silenciosa, mas quando aparece podem aparecer os seguintes sintomas: Cansaço; Dor abdominal; Fezes claras; Peles e olhos amarelados; Febre; Tontura; Enjôo; Urina escura.
Existem vários tipos, mais os mais comuns são:
Hepatite A: transmitida por água ou alimentos contaminados, por isso é tão importante lavar bem os alimentos crus ou cozinha-los muito bem, a água deve ser consumida fervida ou filtrada, e ter bons hábitos, como lavar as mãos antes de se alimentar e antes e depois de ir ao banheiro.
Hepatite B: transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. Também é possível pegar por meio de compartilhamento de objetos como agulhas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos ou de manicura não esterilizados e por meio de materiais para confecção de tatuagens ou piercings.
Hepatite C: É transmitida pelo sangue, uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas e canudos de inalação e materiais que furam ou cortam contaminados. Quem recebeu sangue antes de 1993 deve fazer o teste. Por transmissão sexual é menos freqüente.
Prevenção de Hepatite B e C
– Vacinação : Pode-se prevenir a Hepatite B tomando a vacina, que está disponível gratuitamente em todos os postos de vacinação para pessoas a partir de 0 à 49 anos de idade, e também para populações de risco como: profissionais de saúde, homossexuais, profissionais do sexo, manicuras, coletores de lixo, etc.
– Não compartilhar objetos como escova de dente, lâminas de barbear;
– No caso de usuário de drogas: não compartilhar cachimbos, seringas, agulhas e canudos;
– Usar preservativos em todas as relações sexuais;
– Utilizar material de manicura individual ou descartável;
– Assegurar-se que o material para realização de tatuagem ou piercing seja totalmente descartável.