Mais de 20 famílias macieirenses são contempladas com novas casas

Na manhã de sábado, 27, cerca de 30 famílias de Arroio Trinta, Videira e Macieira participaram do encerramento do Programa Nacional de Habitação Rural Minha Casa Minha Vida, do qual foram contemplados com novas casas.

Em Macieira, o programa nacional contou com a parceria da prefeitura, que disponibilizou de assistente social para o desenvolvimento do projeto social e do cadastro das famílias.

Conforme relembra a assistente social do município, Noeli Manenti, as famílias foram selecionadas e divididas seguindo os critérios preestabelecidos pela Caixa Econômica Federal.

O programa foi realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio Trinta e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), que intermediaram o financiamento pela Caixa.

A Epagri de Macieira também foi parceira do projeto desenvolvendo as atividades e reuniões com as famílias. O convênio, que foi assinado nos meses de setembro e outubro, liberou, no mês de novembro, cerca de 28 mil e 500 reais para que cada família pudesse dar início às obras.

A prefeitura disponibilizou ainda, às famílias macieirenses, maquinário e pessoal para realizarem terraplanagem nos terrenos.

O programa, que tem como objetivo subsidiar a produção de unidades habitacionais aos agricultores familiares e trabalhadores rurais beneficiou produtores de diversas comunidades de Macieira.

Um deles, Sebastião Padilha Cordeiro, 71 anos, se emociona ao falar sobre o significado e a importância do benefício. “Não é apenas a minha casa, mas a minha vida. Nunca tive o poder de ter uma casa, mas graças a todas as entidades que se reuniram para realizar o programa em Macieira, isso se tornou possível”.

Sebastião já fez a mudança para a nova moradia, onde irá morar com a esposa. “Agradeço muito a todos que colaboraram. É, com certeza, um sonho realizado”, disse.

No encontro de sábado, as famílias beneficiadas participaram, primeiramente, de uma palestra com a psicóloga Michele de Almeida Gomes, que focou no fortalecimento da autoestima dos beneficiários, para que estes tenham acesso e sintam-se sujeitos dos direitos e deveres, obtendo dessa forma melhor qualidade de vida.

Logo após a palestra, as autoridades presentes no evento discursaram a respeito do programa. O prefeito de Macieira, Emerson Zanella, salientou a importância da união dos esforços de todas as instituições que participaram, para que o sonho das famílias se tornasse realidade. “Estou muito feliz por todas essas famílias que já estão com suas casas finalizadas e desejo a todos muitas felicidades e sucesso no novo lar”, disse.

Durante o evento, as famílias foram presenteadas pelo sindicato com quadros, que levam a fotografia de suas casas já finalizadas. O encerramento ainda contou com a participação do pároco da cidade, Lourenço da Silva, que realizou a benção das chaves.