Prefeito Maninho recebe a visita de alunos do 5° ano

Esta semana o prefeito de Macieira, Emerson Zanella, recebeu a visita de um grupo de alunos do 5° da Escola Municipal Pequenos Brilhantes. Em sala de aula, os alunos estão aprendendo a escrever cartas e como forma de exercitar o aprendizado tiveram de escrever uma correspondência aos representantes políticos do município.

Com o objetivo de entregar a carta escrita por eles, os alunos estiveram junto ao prefeito em seu gabinete, onde leram os tópicos a Maninho, que esclareceu as dúvidas e ponderações feitas por eles.

Na primeira delas, os alunos questionam de quem é a responsabilidade pela limpeza das margens das estradas do interior. O prefeito Maninho esclareceu que ainda não existe uma lei municipal que defina de quem é a responsabilidade, porém, de acordo com ele, o trabalho de limpeza é feito pela prefeitura por meio da secretaria de obras e infraestrutura com a colaboração dos agricultores, que fazem as roçadas e facilitam a chegada das máquinas da secretaria nas propriedades.

Os alunos também questionaram quem deveria providenciar melhorias na SC 465 e solicitar o mais rápido possível a reforma no km 15 onde formou-se uma cratera. Mais uma vez, o prefeito esclareceu que inúmeros ofícios e solicitações já foram enviados pela prefeitura aos órgãos que detém a responsabilidade pela rodovia, que são o Deinfra e a SDR. Maninho salientou que o desvio para a passagem de veículos foi realizado pela secretaria de obras e que as únicas sinalizações existentes no local até semana passada eram também da prefeitura.

Entre os tópicos principais levantados pelos alunos ainda constavam, a ampliação da rede de telefonia móvel para todo o interior do município, a ampliação da frota de máquinas agrícolas e o tratamento da água utilizado pelo município.

Sobre os apontamentos, Maninho afirmou que já está em processo de viabilização a instalação de mais uma torre da operadora Tim, que deve alcançar boa parte do interior. Com relação ao aumento da frota de máquinas agrícolas, o prefeito explicou que pela estrutura da cidade, as máquinas disponíveis ainda são suficientes. E acrescentou aos alunos que caso fossem adquiridas mais máquinas, o pessoal, bem como, a folha de pagamento também teriam de ser aumentados gerando gastos desnecessários à administração.

Sobre o tratamento da água, Maninho ressaltou que a responsabilidade pelo serviço prestado, bem como pelo tratamento utilizado, cabe à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

Os alunos que participaram do encontro se disseram honrados com a oportunidade de conversarem diretamente com o prefeito e esclarecerem as questões apontadas na carta.

Já para o prefeito Maninho, o encontro foi a oportunidade de esclarecer aos jovens suas dúvidas e reivindicações e se colocar a disposição deles para eventuais novas dúvidas e questionamentos. “Enquanto político, me sinto feliz em poder atender não apenas os jovens do nosso município, mas todos os macieirenses que precisem de algum esclarecimento da nossa administração. Mais do que administrar é nosso dever esclarecer o andamento das questões relacionadas à nossa cidade e estar a disposição de nossa população”, disse.