Museu Histórico de Macieira terá inauguração oficial na próxima quarta
De acordo com a responsável pelo Setor de Acervo do Museu de Macieira, Nadir Telegen, o Museu Histórico de Macieira já existe há alguns anos, porém não tinha uma lei de criação.
Em 12 de março deste ano, a administração pública oficializou sua criação por meio do decreto 1373. Nesta mesma época, Nadir participou de capacitação com estágio supervisionado de museologia na Atecor (Fundação Catarinense de Cultura).
De acordo com ela, o estágio era de orientação sobre conservação e preservação do patrimônio cultural, manuseio de peças, documentos, etc. “Todo o conteúdo aprendido será aplicado dentro da instituição e repassado para os demais museus da região em encontros que serão agendados posteriormente”, afirma a responsável.
Nadir destaca que a conservação é considerada um dos pilares da museologia. “É tão importante quanto a comunicação e a salvaguarda, porém é ela que prolonga o tempo de vida das peças e assim faz com que a história perpetue”, disse.
A inauguração está prevista para a próxima quarta-feira, 19, às 9h, no próprio museu.
Assim que inaugurado, o museu passará a funcionar nas segundas no período da manhã e quintas no período da tarde.
Sobre o museu
O Museu de Macieira nasce da vontade da comunidade macieirense e do poder público de preservar sua história e sua memória. Possui um acervo característico de museu histórico: fotos, peças de utilidade doméstica, ferramentas, som e imagem e acervo discográfico, que narram a história de um povo.