Macieira recebe prêmio Melhores Práticas em Saúde Bucal de Santa Catarina

Ontem, 27, o prefeito Emerson Zanella, acompanhado do Secretário Municipal de Saúde e funcionários do setor de odontologia receberam o prêmio “Melhores Práticas em Saúde Bucal de Santa Catarina 2013”, durante sessão solene em homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista, na Assembleia Legislativa (Alesc), em Florianópolis.

Para o coordenador da Saúde Bucal de Santa Catarina, João Carlos Caetano, o prêmio valoriza o trabalho de excelência realizado no Estado.

Em Macieira, de acordo com a dentista que atende a Unidade Central de Saúde, Bruna CescaDahir de Andrade, diversos programas foram implantados para melhorar a qualidade da saúde bucal dos habitantes. Entre eles, destaca-se o programa “Sorrindo Macieira”, em que, semanalmente, a profissional dentista visita as escolas e realiza a escovação dental, revelação de placas bacterianas e bochecho com flúor em alunos de 4 a 12 anos.

O “Bebê dente” é outro programa realizado pelo setor. De acordo com Bruna, as mães das crianças de 0 a 2 anos recebem orientações e prevenção da saúde bucal.

A dentista ainda destaca o programa de tratamento de canal e o de próteses dentárias, realizado no Posto de Saúdea toda população. Segundo ela, cerca de dez próteses são realizadas por mês.

Os municípios premiados são: Joinville, Blumenau, Florianópolis, Chapecó, Porto União, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Brusque, Paulo Lopes, Macieira e Vidal Ramos.

O prefeito de Macieira, Emerson Zanella, ressalta que o município investe no setor e capacita os profissionais para proporcionarem o melhor atendimento a todos os moradores. “O prêmio é motivo de orgulho para Macieira, visto que de todas as cidades catarinenses está entre as onze premiadas. Temos de enaltecer o serviço prestado pelas dentistas do município e enfatizar que tudo o que nos propusemos a fazer é pensando no bem estar e melhora da qualidade de vida da nossa população”, comentou.