Avaliação nutricional tem resultados positivos

A avaliação antropométrica, realizada anualmente com alunos em idade escolar do pré ao nono ano nas escolas públicas municipais, teve bons resultados.

Ao todo, 243 alunos matriculados na rede municipal de ensino foram avaliados. De acordo com a nutricionista Taísa Scopel em comparação à mesma avaliação realizada no ano passado, este ano, o número de crianças que apresentavam-se em estado de subnutrição e baixo peso diminuiu, sendo uma redução de 4,87% e 0,09% respectivamente.

Além disso, a profissional destaca que houve aumento no número de crianças que apresentam-se dentro do peso. Em 2014, 192 alunos, ou seja 79,01%, das crianças avaliadas estão com peso normal. Desta forma, houve um aumento positivo de 4,97%, com relação ao ano anterior.

O risco de sobrepeso e obesidade também diminuiu significativamente entre as crianças. De acordo com Taísa, levando-se em consideração todos os dados apresentados, com relação ao município de Macieira pode-se perceber que, além do cardápio equilibrado, os trabalhos desenvolvidos de educação nutricional têm forte impacto.

Para a nutricionista, os resultados comprovam que, apesar da triste estatística mundial, não se deve desistir da educação nutricional, mas buscar cada vez mais a qualidade de vida das crianças, o que pode reverter ou, ao menos, reduzir os índices negativos.

“Trabalhar sobre a alimentação saudável, estimular o consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais, oferecer diariamente na merenda escolar alimentos nutritivos, acompanhar individualmente cada aluno é a melhor forma de prevenção da obesidade infantil, porém além dos profissionais envolvidos nesta busca constante, é importante que a família, a escola e a comunidade como um todo estejam engajados no projeto coletivo de melhorar a saúde da população infantil, afinal, as crianças de hoje são o futuro de amanhã”, comentou a nutricionista.