Realizada 4ª edição da conferência de Assistência Social em Macieira

O Sistema Único de Assistência Social é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços sociais assistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços  e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social.

Diante desta situação, a Secretaria de Assistência Social de Macieira realizou no último dia 09 deste mês a  4ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social.

A Secretária de Assistência Social Cassiane Farinon iniciou os trabalhos dando abertura oficial da conferência e em seguida passou a palavra ao prefeito de Macieira Emerson Zanella. O prefeito salientou a importância da conferência e também a participação popular na discussão de ideias e projetos que serão debatidos entre a população.

Durante o evento que contou com o palestrante Antônio Curioni, foram discutidos diversos eixos e teve como tema central a Gestão e Financiamento para a efetivação do SUAS. Ao final foram apresentados os seguintes eixos:

• O cofinanciamento obrigatório da assistência social;
  • Gestão do SUAS: vigilância socioassistencial, processo de planejamento, monitoramento e avaliação;
  • Gestão do trabalho;
  • Gestão dos serviços, programas e projetos;
  • Gestão dos benefícios do SUAS;
  • Regionalização;

Diante dos eixos apresentados a secretária Cassiane Farinon enalteceu a boa participação da população na discussão dos assuntos e enfatizou que todos devem colaborar nas questões da assistência social para que juntos possamos dar um atendimento ainda melhor aos munícipes. Cassiane ainda agradeceu de forma especial ao palestrantes e a sua equipe de trabalho pela organização deste conferência.