Administração Municipal apoia produtores na produção de Silagem

A Administração Municipal de Macieira com o objetivo de atender a demanda do segmento da produção do gado de leite e corte do município, trabalhou ao lado do produtor rural disponibilizando equipamentos e servidores da Secretaria da Agricultura para a confecção de silagem, através do Programa de Apoio ao Produtor Rural conforme lei n°400 de 09 de fevereiro de 2009 regulamentada pelo decreto municipal n°938 de 26 de fevereiro de 2009.   

 O município possui cerca de 50 produtores de leite formais e informais, o que torna a bovinocultura de leite um carro chefe na geração de renda e emprego, especialmente para manter a família do agricultor no campo, e proporcionar condições de obter maior lucratividade em sua propriedade.

Cada vez mais os agricultores têm observado as inúmeras vantagens de se produzir silagem para fornecimento aos animais, localizados em uma região cujo determinado período do ano as temperaturas são baixas dificultando o desenvolvimento de algumas pastagens, a silagem proporciona a alternativa do produtor armazenar este alimento para ser fornecido nestas épocas onde apresenta-se escassez de alimento, conseguindo assim manter sua produtividade constante gerando mais lucros durante todo o ano. 

 Ao todo, mais de 35 produtores de leite do município foram atendidos com os serviços, totalizando uma área ensilada de aproximadamente 70 hectares, com 345 horas máquina executadas, demonstrando o interesse da administração municipal em incentivar o homem do campo a produzir silagem de qualidade para fornecer a seus animais.

Para o Secretário de Agricultura, Clair Arconti, a ajuda é fundamental para que os produtores tenham condições de manter um equilíbrio na produção de leite. "Com a falta de pastagens, a silagem é uma boa saída para que não ocorra redução na produtividade de leite", comenta Clair.