Agentes de Saúde de Macieira realizam campanha contra o fumo

 

  No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 18% da população fuma,. Um estudo financiado pela Aliança de Controle ao Tabagismo mostrou que em 2011, gastou-se R$ 21 bilhões com o tratamento de doenças relacionadas ao fumo. Este valor equivale a 30% do orçamento do Ministério da Saúde e é 3,5 vezes maior do que foi arrecado pela Receita com produtos derivados ao tabaco no mesmo período.

              Nesta última Quinta-feira, dia 31 de maio foi celebrado o Dia Mundial sem Tabaco.  Data criada pela Organização Mundial da Saúde em 1987 e tem como objetivo divulgar para a população os perigos do uso do tabaco: a dependência química à nicotina, o fumo passivo e por conseqüência, os prejuízos à saúde da população, como o aumento do risco de acidente vascular cerebral, doenças cardiovasculares e respiratórias, diferentes tipos de câncer, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata, entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo.

 As Agentes Comunitárias de Saúde de Macieira aproveitaram esta data e orientaram a população e o comércio local sobre os malefícios do cigarro, distribuindo cartazes e adesivos onde tiveram uma boa aceitação. A Secretaria de Saúde de Macieira vem realizando campanhas preventivas e orientando toda população macieirense sobre este mal que assola o mundo todo. Maiores informações ou dicas pelo fone 3574-2012.