Animação e confraternização: encerramento da terceira idade em Macieira renderam grandes emoções
No dia 07 de dezembro de 2024 na cidade de Macieira, aconteceu o encerramento das atividades da terceira idade. Estiveram presentes no encerramento o prefeito Edgard Farinon acompanhado da primeira dama Cleusa Tasca Farinon, a coordenadora da terceira idade Lucia Consoni, as agentes comunitárias que ajudaram na organização do encerramento.
Sobre os encontros da terceira idade
Os encontros da terceira idade são importantes para a saúde mental e física dos idosos, pois ajudam a prevenir o isolamento e a depressão, e a melhorar a qualidade de vida.
A socialização é essencial para os idosos, pois: previne o sedentarismo, fortalece os vínculos intergeracionais, evita o isolamento, preserva as memórias, melhora a saúde mental, estimula o cérebro, ajuda a manter o foco, ajuda a manter a memória, ajuda a retardar o declínio cognitivo etc.
Tanto as relações quanto as interações sociais são essenciais em todos os momentos e fases da vida. Para o idoso, a socialização é também uma forma de preservar as suas memórias e favorecer a saúde mental e física. O fato de envelhecer não impede uma pessoa de ser ativa, útil e ter uma vida produtiva.
Palavras das autoridades e coordenação
A coordenadora da terceira idade dirigiu algumas palavras a todos os idosos de Macieira: “Sua sabedoria, força e experiência são tesouros inestimáveis que enriquecem nossas vidas e nossas comunidades. Agradecemos por compartilharem suas histórias e aprendizados, por nos ensinarem o valor da paciência e da perseverança, e por nos inspirarem com seus exemplos de vida. Cada um de vocês é um farol de luz e amor, mostrando que a idade traz consigo não só desafios, mas também uma beleza única e uma visão valiosa sobre o mundo. Saibam que admiramos a coragem com que enfrentam as dificuldades e a alegria que trazem aos nossos encontros. Nós aprendemos tanto com vocês, e é um privilégio tê-los em nossas vidas.
A Primeira dama junto com o Prefeito Edgard Farinon também dirigiram algumas palavras aos idosos de Macieira: “Eu Cleusa e Edgard Farinon viemos a público agradecer a todas as pessoas que convivemos nesses 4 anos, as que nos deram a mão e as que nos ensinaram ver a fortaleza que somos, muito obrigada a cada um. Abdicamos de muitas coisas inclusive da nossa vida particular e tudo valeu a pena, a sensação de dever cumprido se resume que tudo foi sempre feito com a melhor intenção, olhando para o desenvolvimento dos cidadãos e crescimento do município,falhas todos tem o que conta sempre é a intenção de fazer o melhor.
Hoje a minha sensação e do Edgard é sobre dever cumprido, apesar de muitas vezes achar que não conseguiríamos dar conta dos percalços que apareceram, mas isso só fez a gente crescer como ser humano e nunca perdemos a humildade e a dignidade de se igualar a tais situações. Quero agradecer também de todo meu coração a Nadir Zimmer que muito ajudou nos primeiros anos da administração com toda organização em relação a associação da terceira idade, a você minha sincera gratidão, e a todos os colaboradores que foram essenciais. Estar dedicando meu tempo com a terceira idade me fez ser um ser humano muito melhor, me mostrou que estou no caminho certo, sempre servindo com amor aqueles que tanto fizeram por nossa sociedade, sempre foi com carinho e altruísmo tudo e sempre será. Agradeço também a Lúcia Consoni que até aqui esteve à frente ajudando na coordenação da terceira idade, sua dedicação e cuidado foram essenciais, meu sincero muito obrigada.
Mais um ano se passa para a melhor idade de Macieira e como é bonito ver a alegria, o respeito e o comprometimento de cada um, que esteve empenhado na realização de cada encontro, cada passeio, cada baile e cada vivência. Cuidar da melhor idade, vai muito além de fazer festividades ou passeios, mas é também se colocar a serviço daqueles que muito fizeram por nós e ainda fazem. Seus ensinamentos perpassam gerações, as quais aprendem o verdadeiro sentido da vida.
Por: Jovani Julianoti Ascom Macieira