Secretaria de Saúde Intensifica trabalho contra a dengue em Macieia

Na manhã da última quinta-feira (4), a agente de endemias Simone Lazzarotti Gomes, encontrou o primeiro foco do mosquito Aedes Aegypti em 2021, que foi confirmado por meio de análise laboratorial realizada pela regional de saúde de Videira.

As larvas do mosquito estavam em uma armadilha específica para identificar possíveis focos do mosquito,  instalada pela agente de endemias junto ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Na sexta-feira (5), durante todo o dia,  foi realizado um trabalho de Delimitação de foco (DF) , em um raio de 300 metros do local onde foi encontrado o foco.Vários funcionários da secretaria de saúde estiveram empenhados no trabalho, que vistoriou todas as casas, empresas e terrenos da área especificada.

Foram coletados em pontos diferenciados,  mais materiais para análise, totalizando 17 tubitos contendo em média 10 larvas e pupas em cada recepiente. Os tubitos foram enviados para a Regional de Videira para análise a fim de identificar se também poderiam ser do mosquito Aedes.

O resultado foi informado ainda na mesma noite. Sendo que todas as amostras deram negativo para o mosquito da dengue.

Em 60 dias, um novo trabalho de varredura será realizado na região onde foi confirmado o foco do Aedes.

É importante que todos os munícipes fiquem atentos, que verifiquem os seus quintas e terrenos se há possíveis locais com acumulo de água e eliminando os possíveis criadouros do mosquito.

Agradecemos também a cada munícipe que nos recebeu em sua residencia ou comércio permitindo a realização deste trabalho.