Realizadas audiências públicas do PMSB

Esta semana mais uma etapa da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Macieira foi concluída. Representantes da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), que foi contratada pela Funasa para executar o trabalho, estiveram no quilômetro 30 e na sede do município realizando novas audiências públicas a fim de apresentar o diagnóstico das problemáticas do município e, também, o prognóstico, que compreende nas propostas e ações para solucioná-las.

Conforme explicou a Secretária Municipal de Administração, Silvana Maffioletti, o Plano está sendo elaborado por etapas.  “Primeiramente, foi feito um levantamento de informações da realidade do município sobre os sistemas de gestão da água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana. As audiências são a oportunidade de a população participar da elaboração do Plano e nos auxiliar a traçar metas e objetivos para melhorar a qualidade do saneamento básico no município”, salientou.

Entre as ações com implantação em caráter emergencial estão a criação do código sanitário e a atualização do Plano Diretor Municipal, este que já encontra-se em fase de conclusão.

Além disso, algumas das ações destacadas foram a aquisição de um gerador de captação para solucionar a falta de energia elétrica por falha do sistema de captação, conhecer a qualidade da água no município e realizar campanhas de conscientização, além de incentivar a preservação das nascentes.

O prefeito de Macieira, Emerson Zanella, esteve presente nas duas audiências e afirmou que, ao contrário de muitos gestores, que preferem deliberar recursos para grandes obras- muitas vezes inutilizáveis- sempre teve a preocupação de elaborar o documento para beneficiar a toda a população, que irá contar com o planejamento de saneamento para os próximos vinte anos. “Além disso, com o plano aprovado, o município conseguirá a aprovação de recursos para melhorias na área. Ou seja, estaremos com um planejamento efetivo e dentro da legislação”, ressaltou.