Secretárias de Administração e Educação participam de curso

Na semana passada, as secretárias de administração, Silvana Maffioletti, e de educação, Ariane Spanholi Vígolo estiveram em Porangaba, interior de São Paulo, onde participaram de uma formação, no Instituto Visão Futuro.

                Conforme salientou a Secretária de Administração de Macieira, Silvana Maffioletti, um dos assuntos abordados no curso foi sobre o programa “Transforma Santa Catarina”, que tem como objetivo combater o estresse no trabalho, aumentando a motivação dos servidores e a produtividade, e também, diminuir a depressão e demais doenças físicas, emocionais e mentais por meio de técnicas de relaxamento, reuniões coletivas e trabalhos em equipe.

                O programa Transforma Santa Catarina foi criado em 2002 pelo Governo do Estado através da Secretaria de Administração e de Planejamento do Governo do Estado de Santa Catarina. “Inclusive, durante o curso, contamos com depoimentos dos próprios secretários sobre os benefícios que o programa trouxe para os servidores públicos das secretarias”.

Silvana comentou sobre o individualismo, característica que impera no sistema capitalista e que foi abordada no curso.  “A pessoa individualista torna-se infeliz consigo mesma, critica o colega de trabalho, faz julgamentos precipitados e por consequência seu trabalho não apresenta resultados e não há trabalho em equipe”, avalia. “Precisamos mudar esta realidade e começar a pensar no coletivo, no bem estar do nosso colega. Quando a equipe cresce, crescemos juntos. Além disso, fica mais fácil superar as dificuldades do dia a dia quando estamos bem conosco e com a equipe de trabalho”, acrescenta.

                Com relação ao combate à depressão, de acordo com a secretária, já foi iniciado, juntamente com a farmacêutica do município, um levantamento sobre quantas pessoas tomam remédio para depressão, ansiedade ou stress. “Esse levantamento está sendo feito para realizarmos um trabalho com essas pessoas, a fim de diminuirmos essa doença, que é a famosa doença do século”, comenta.

Além disso, Silvana sinalizou que já está agendando uma palestra com Henriqueta da Silva, umas das pioneiras do programa em Santa Catarina, para que sejam elaboradas formas de aplicar estas atividades de forma gratuita à população e aos servidores públicos de Macieira. “Inclusive, as fisioterapeutas Marina e Carla e a psicóloga Maudinês iniciaram neste ano, com o apoio da Secretária de Saúde Mariza, atividades com danças, caminhadas, atividades de relaxamento entre outras, que auxiliam na melhora da saúde mental e que irão facilitar ainda mais a implantação de pelo menos parte deste programa no município”, pontuou.

                O curso contou com a participação de profissionais e representantes de diversas empresas públicas e privadas do Brasil e de outros países, que têm interessem em desenvolver o programa em suas instituições.

 

Transforma Escola

Baseado no programa “Transforma Santa Catarina”, um eixo voltado para a educação está sendo elaborado e deve ser implantando ainda este ano. Conforme ressaltou a Secretária Municipal de Educação, Ariane Spanholi Vígolo, algumas estratégias desenvolvidas pelo programa já fazem parte da rotina dos professores. Entretanto, a partir desta formação, será possível implementar ainda mais o trabalho, preparando os professores para enfrentar os desafios diários de sua profissão com calma, tranquilidade e saúde mental e emocional. “Tivemos a honra de ter a formação com a Drª Susan Andrews – fundadora do instituto- e uma pessoa que está pensando no futuro da humanidade a partir de uma nova consciência na área ambiental, na saúde, na educação e na área empresarial”, afirmou Ariane.

De acordo com ela, o programa idealizado por Susan Andrews e intitulado “Transforma Escola” será iniciado com os professores para estarem trabalhando com os alunos e famílias das Escolas Municipais de Macieira em breve. “O programa traz uma nova pedagogia, que é a Educação Neo-Humanista, em que por meio da respiração, atividades práticas e teóricas, nossos alunos poderão ter maior equilíbrio mental e emocional para evoluírem e melhorarem seu desempenho escolar”, explica.

Silvana e Ariane agradecem à equipe do Instituto Visão, e também ao prefeito de Macieira, Emerson Zanella, que acredita em um novo caminho não apenas para a educação, mas para a administração pública como um todo.