Conferência do Plano Municipal de Educação é realizada

Na noite de ontem, 5, membros permanentes do Fórum Municipal de Educação reuniram-se com a população macieirense para apresentar as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação (PME) de Macieira, e, com isso, pensar nas melhorias para a educação do município para os próximos 10 anos.

A Conferência Municipal de Educação é a continuação de um trabalho que iniciou com o Fórum, em que foi realizada a reestruturação das estratégias que compõem as metas do PME. Além disso, foram organizados grupos de estudo, referentes a cada uma das metas colocadas no Plano.

O objetivo da Conferência era explanar o que foi elaborado no Plano Municipal de Educação e dar oportunidade para a comunidade participar do processo.

De acordo com a secretária municipal de educação de Macieira, Ariane Spanholi Vígolo, durante a Conferência havia formulários disponíveis, caso a comunidade quisesse ainda incluir ou modificar alguma estratégia, apresentando para isso, justificativa plausível e embasada na legislação nacional de educação.

Conforme Ariane, todas as metas foram aprovadas pelos membros permanentes do fórum e a participação da comunidade foi satisfatória, sendo registrada a presença de aproximadamente 150 pessoas.

A secretária destaca ainda que o documento base com as metas e estratégias do Plano encontra-se disponível para consulta no site: www.macieira.sc.gov.br.

No próximo dia 18, o documento será encaminhado para aprovação da Câmara Municipal de Vereadores. Após a aprovação, o prefeito tem até junho para sancionar a Lei de Criação do Plano, que é registrado no Ministério de Educação.

O prefeito Emerson Zanella, que esteve presente na Conferência, destacou a importância do PME e ressaltou que os municípios que não entregarem o plano até final de junho de 2015 poderão ter os recursos advindos do governo federal para a educação do município bloqueados.

A abertura do evento, realizado no Centro de Convivência da Terceira Idade, foi feita por alunos da Escola Municipal Pequenos Brilhantes, que realizaram apresentações culturais.