Prefeito Maninho organiza reunião para tratar sobre a segurança no município

Na quarta-feira, 4, o prefeito de Macieira, Emerson Zanella, recebeu comerciantes, diretoras escolares, vereadores, secretárias e o comandante da Polícia Militar de Macieira, Revaí Luiz de Oliveira, em uma reunião, com o objetivo  de debater sobre a segurança no município.

Conforme destacou o prefeito, os acontecimentos ocorridos nos últimos finais de semana reforçam a necessidade de encontrar maneiras para coibir a violência no município e evitar que estas situações se repitam. “A segurança em nosso município não cabe apenas a mim, enquanto prefeito, mas diz respeito à polícia e a todos”, afirmou Maninho abrindo o debate.

De acordo com ele, a interação da população opinando e dando sugestões auxilia os órgãos competentes a buscarem as melhorias necessárias para a área.

No final do ano passado, em parceria com comerciantes, a prefeitura adquiriu uma câmera de segurança, que foi instalada no centro da cidade com o objetivo de inibir a ação de criminosos, bem como, auxiliar nas investigações.

Porém, a principal dificuldade apontada pelo comandante da PM em Macieira é a falta de efetivo no cargo de policial militar. “Quando estamos de serviço, temos de escolher entre ficar na delegacia monitorando a câmera e atendendo os telefonemas, ou realizar policiamento na rua”, explicou o cabo Revaí.

A falha na comunicação com a polícia, conforme os macieirenses, também é um dos problemas enfrentados pela população. Para melhorar o atendimento, a secretária de administração, Silvana Maffioletti, sugeriu analisar a possibilidade da compra de um celular com pacote mensal para o uso dos policiais, especialmente, no recebimento das denúncias. “Através do convênio que temos com a polícia iremos estudar a possibilidade de aquisição do aparelho”, disse.

Outra antiga reivindicação da população toma forma. Conforme Maninho, um projeto de lei criado por ele para proibir o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas está na Câmara de Vereadores para a aprovação, e se aprovado pelos vereadores, será implantado em breve.

De acordo com o prefeito, as considerações apontadas durante a reunião serão levadas aos órgãos competentes superiores para que as devidas providências sejam tomadas.

Maninho ainda ressalta que casos de violência geram consequências e até mesmo prejuízos à administração pública, considerando que sempre resultam em deslocamentos, atendimentos médicos e depredação do patrimônio público. “O nosso objetivo é prezar pela segurança dos cidadãos e conservação do patrimônio, que é de todos”, enfatizou.