Museu Histórico de Macieira é inaugurado

Hoje, 19, pela manhã, foi realizada a inauguração do Museu Histórico de Macieira. Participaram da solenidade, alunos, professores, diretores, e autoridades do município.

O prefeito Emerson Zanella destacou durante discurso a importância em se resgatar a história de Macieira e do seu povo. “Vamos resgatar a história do nosso município, e é importante que todos contribuam para que ele se torne um local cheio de memórias. O espaço precisa ser tombado como patrimônio histórico e vamos fazer o que for necessário para que isso aconteça”, afirmou.

O vice-prefeito, Jorge Cerry, que viveu com a família na casa onde hoje está o museu afirmou que se sente muito feliz em poder compartilhar o espaço em que vivenciou tantas alegrias.

A esposa de Jorge, Marilene Cerry, fez um breve discurso que contou a trajetória do sogro e proprietário do local, Raul Cerry. De acordo com ela, Raul veio à Macieira por volta de 1945 e em 1948 casou-se com Lucila Royer, quando adquiriu o terreno e construiu, ele mesmo, a residência em que viveu por muitos anos com a família, e que hoje abriga o museu do município.

O senhor Rosalino Locatelli, um dos mais antigos moradores de Macieira também fez um breve discurso em que relembrou como era o município no início de sua criação.

Ariane Spanholi Vígolo, secretária municipal de educação, ressaltou que algumas peças doadas estão na reserva técnica do museu, pois não há espaço para que todas sejam expostas ao mesmo tempo. De acordo com ela, será feito um rodízio para que todas possam ser expostas.

Aos moradores, que contribuíram para que a história de Macieira fosse resgatada, a Prefeitura Municipal homenageou com a entrega de um certificado de reconhecimento pela valiosa e incomparável contribuição em compartilhar suas lembranças e conhecimentos e assim perpetuar a cultura e história do município de Macieira.

O Museu Histórico de Macieira funciona nas segundas no período da manhã e quintas no período da tarde. Possui um acervo característico de museu histórico com fotos, peças de utilidade doméstica, ferramentas, som e imagem e acervo discográfico, que narram a história do povo.