Macieira organiza fanfarra

A prefeitura de Macieira, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou na metade de março, duas turmas de alunos, que integrarão a fanfarra municipal.

De acordo Geraldo Soratto, o instrutor disponibilizado pelo município, que atua na área desde 1982, atualmente, cerca de 40 alunos estão participando das aulas, que ocorrem de manhã e a tarde todas as segundas-feiras.

Conforme o instrutor, assim que a fanfarra estiver entrosada, algumas meninas irão integrar a baliza do grupo.

A fanfarra conta com diversos instrumentos, entre eles, bumbos, pratos, caixa, surdo, tambor e cornetas.

De acordo com a secretária municipal de educação, Ariani Spanholi Vígolo, um projeto para a compra de mais instrumentos já foi encaminhado ao Ministério da Cultura, por meio do deputado estadual Pe. Pedro.

Em breve, outros instrumentos devem complementar a fanfarra.

Alunos acima de 10 anos da Escola Municipal Pequenos Brilhantes e da Estadual Albina Mosconi podem participar dos ensaios. “No começo é sempre assim, demora um tempo para todos pegarem o ritmo, mas os alunos estão bastante empolgados e tem muita vontade de aprender”, comenta Soratto.

O professor acredita que as aulas são um incentivo para que as crianças e adolescentes criem gosto pela música, conheçam os instrumentos, e, além disso, sejam disciplinadas.

Para a secretária Ariani, o objetivo de reativação da fanfarra estadual e criação da municipal é que os alunos tenham contato com a cultura e o lazer para serem melhores desenvolvidos nestas áreas.

De acordo com Soratto, além das aulas, os alunos também participarão de festivais em cidades vizinhas como, Luzerna, Treze Tílias e Xanxerê.

Soratto ressalta ainda que, posteriormente, a prefeitura irá disponibilizar um uniforme para a Fanfarra.

As aulas são realizadas na sede do Clube da 3° Idade, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, toda segunda-feira.

A primeira apresentação da fanfarra está programada para o dia 5 de setembro, em comemoração a Independência do Brasil e irá contar com autoridades e militares.