Funcionária Pública recebe capacitação sobre museus

Responsável pelo Museu de Macieira participa de estágio sobre conservação e manutenção de museus  O estágio decorrerá sobre fatores como, iluminação, umidade, temperatura, cupins e brocas

Este ano, conforme explica a secretária municipal de educação, Ariane Spanholi Vigolo, o Museu de Macieira, que há dois anos funcionava sem ser cadastrado, obteve sua lei de criação.

Após a regularização do funcionamento, uma das primeiras ações da administração pública para com o museu foi a formação e capacitação da equipe de trabalho para as várias áreas da museologia.

Nadir Telegen, responsável pelo Setor de Acervo do Museu de Macieira está realizando, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) junto com o Instituto Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, um estágio supervisionado de conservação e manutenção de museus.

Nadir, que está no cargo há menos de um mês, é formada em Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, mas não possui experiência na área museológica.

Para ela, o estágio é uma oportunidade ímpar para agregar conhecimento no segmento de conservação de acervos. “Todo conteúdo aprendido será aplicado dentro da instituição e repassado para os demais museus da região em encontros que serão agendados posteriormente. A conservação é considerada um dos pilares da museologia, é tão importante quanto a comunicação e a salvaguarda, pois é ela que prolonga o tempo de vida das peças e assim, faz com que a história perpetue”, comenta.

O prefeito Emerson Zanella comemora a conquista e enfatiza que a preservação da história local é muito importante. “Toda a administração é consciente da importância do acervo para a preservação da história e memória de Macieira, este estágio torna-se fundamental vista a carência de investimentos e cuidados das nossas instituições museológicas”, acrescentou.