Macieira recebe dados geoespaciais da SDS

O Governo Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), entregou para os prefeitos dos 14 municípios que compõe a Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP) e também para a própria AMARP, os discos rígidos contendo os dados geoespaciais do Levantamento Aerofotogramétrico, de toda Santa Catarina.

O Levantamento Aerofotogramétrico é o detalhamento territorial de todo o Estado através de aerofotos de alta resolução. Os dados geoespaciais poderão ajudar os municípios catarinenses no planejamento urbano e rural, na avaliação ambiental e dos efeitos de mudanças climáticas, em estudos de potencial hidroelétrico, na delimitação de zonas de risco, na qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente, no planejamento de ocupação e de construção de estradas, entre outras finalidades.

O prefeito de Macieira Emerson Zanella e também presidente da AMARP esteve presente no ato e ressaltou a importância deste material para os municípios “com este levantamento aerofotogramétrico os municípios contarão uma grande ferramenta de auxílio para diversas áreas do setor público que vão desde o planejamento urbano e rural como também conhecer a fundo o seu território e demarcações”. O prefeito de Macieira ressaltou ainda já recebeu o disco rígido contendo as informações do município e estará entregando para a Secretaria Municipal de Agricultura para análise e consequentemente início dos trabalhos.

Neste último encontro da AMARP também foram discutidos assuntos de interesse dos municípios que compõe a associação. O encontro contou com a participação de funcionários da CELESC discutindo planejamentos e ações por parte das prefeituras para orientar os agricultores a não realizar plantio de mudas de reflorestamento perto da rede elétrica evitando transtornos e desligamentos inesperados de energia. Outro assunto abordado foi o repasse do ICMS aos municípios que vem sendo discutido pelos prefeitos da AMARP.