Gincana alusiva ao 18 de maio promove integração e conscientização social

Na manhã de 21 de maio de 2024, o clube de convivência da terceira Idade foi cenário de uma animada gincana que promoveu momentos de integração e conscientização social. O evento, organizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Conselho Tutelar e Secretaria de Assistência Social, contou com a presença de importantes autoridades locais e diversas instituições da comunidade.

Entre os presentes estavam o prefeito Edgard Farinon, os vereadores Jacson Serighelli e Valmir dos Santos, o secretário de Assistência Social Felipe Oliveira, a secretária de educação Maristela Perego, o coordenador do Polo Ead Uniarp de Macieira repesentado pelo coordenador Cidnei Antônio Serighelli e Letícia Voloche, bombeiros de Salto Veloso, policiais militares de Macieira e agentes comunitários. Além disso, a gincana teve a participação de alunos das escolas Pequenos Brilhantes, Cândida Bertotto Zucatti e Escola de Educação Básica Albina Mosconi.

O encontro foi realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. A data tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância da proteção dos direitos das crianças e adolescentes, além de promover a conscientização sobre a necessidade de denunciar e combater esses crimes.

A gincana visou proporcionar momentos de convivência e interação social, permitindo que pessoas de diferentes gerações e contextos se conhecessem e colaborassem em diversas atividades lúdicas e educativas. A iniciativa destacou-se como uma oportunidade para fortalecer os laços comunitários e promover uma cultura de respeito e proteção as crianças e jovens. Durante a manhã, diversas atividades foram realizadas, incentivando o trabalho em equipe, a empatia e o respeito mútuo. As dinâmicas permitiram a interação entre os alunos e as autoridades presentes, criando um ambiente de cooperação e aprendizado mútuo.

O Prefeito Edgard Farinon ressaltou a importância de eventos como esse para a construção de uma comunidade mais unida e consciente. “É essencial que todos estejamos engajados na luta contra o abuso e a exploração sexual. Hoje, demonstramos que a integração e a convivência podem ser ferramentas poderosas para a conscientização e a mudança social”, afirmou o prefeito.

A presença dos bombeiros e policiais foi crucial, não apenas para garantir a segurança do evento, mas também para servir como exemplos de cidadania e serviço público. Eles aproveitaram a ocasião para dialogar com os jovens sobre a importância da prevenção e do papel de cada indivíduo na construção de um ambiente seguro e acolhedor.

O Secretário de Assistência Social Felipe de Oliveira, destacou a relevância da integração entre diferentes setores da sociedade para promover o bem-estar social. “A união de esforços entre autoridades, escolas e a comunidade é fundamental para garantir que nossas crianças e adolescentes cresçam em um ambiente seguro e protegido”, disse o secretário.